O capitalismo convive com recessões ou mesmo depressões

em português-br)
Para os defensores do mercado eficiente, o capitalismo não deveria ter ciclos de  negócios intermitentes. Quando a demanda agregada caísse ou subisse, os preços e  salários, e não a produção deveria cair ou subir. A oferta e a demanda agregada  deveriam assegurar que todos os fatores de produção que quisessem e buscassem  emprego não encontrariam dificuldades. Os trabalhadores que fossem demitidos  deveriam encontrar rapidamente novos empregos desde que estivessem dispostos a  trabalhar por menores salários.
Porém, os mercados de fatores, especialmente o mercado de trabalho, não se  ajustam rapidamente às variações dos salários e preços – exatamente o contrário do que  diz o ensinamento da sabedoria convencional. A produção se ajusta mais depressa do que os salários e os preços dos bens e serviços. Em consequência, o capitalismo convive com recessões ou mesmo depressões. (Thurow, 1997, p. 276-278).
O capitalismo é um sistema econômico e financeiro inerentemente instável, embora possam ocorrer períodos de estabilidade. A dinâmica do capitalismo se mostra com movimentos cíclicos de expansão, crise, recessão, depressão e recuperação. No  estado de expansão da economia capitalista, os preços dos bens e serviços e dos ativos  financeiros sobem, propiciando assim o surgimento de novas oportunidades de negócios  rentáveis e, portanto, atraindo mais empresários e investidores financeiros que vão  reforçar o grau de euforia do boom. 
É nesse estágio de auge da expansão do boom do crescimento de uma moderna economia de mercado, como a dos EUA, que se pode compreender o significado do que Minsky (1982) chamou de estado de euforia. Neste estado, a especulação com o objetivo de aumentar os preços dos ativos líquidos poderá somar-se ao aumento do 7crédito para financiar os gastos das famílias e das empresas com a compra de bens de consumo duráveis, de bens investimentos ou mesmo de ativos financeiros.
.
Prof. Pós-Dr. David Ferreira Carvalho (PPGE/UFPA)
Prof. Dr. André Cutrim Carvalho (FACEC)ON/UFPA
Anúncios

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: