“A expansão, não a recessão, é o momento idóneo para a austeridade fiscal”

(em português-br)

«“A expansão, não a recessão, é o momento idôneo para a austeridade fiscal”. John Maynard Keynes declarava isso em 1937, quando Franklin Delano Roosevelt estava a ponto de lhe dar razão, ao tentar equilibrar o orçamento muito cedo e mergulhar a economia norte-americana – que estava se recuperando em ritmo constante até esse momento – em uma profunda recessão. Cortar o gasto público quando a economia está deprimida deprime a economia ainda mais. A austeridade deve esperar até que uma forte recuperação tenha sido posta em marcha.

Infelizmente, no fim de 2010 e no início de 2011, os políticos e os legisladores em grande parte do mundo ocidental acreditavam que estavam mais espertos, que devíamos nos concentrar nos déficits, não nos postos de trabalho, apesar de nossas economias terem recém-começado a se recuperar da recessão que se seguiu à crise financeira. E, por agir de acordo com essa crença antikeynesiana, acabaram dando razão a Keynes mais uma vez.


Logicamente, ao reivindicar a economia keynesiana, isso chocou a opinião geral. Em Washington, concretamente, a maioria considera que o fracasso do pacote de estímulos de Obama para impulsionar o emprego demonstrou que o gasto público não pode criar postos de trabalho. Mas aqueles de nós que fizeram os cálculos, percebemos, desde o primeiro momento, que a Lei de Recuperação e Reinvestimento de 2009 (mais de um terço da qual, aliás, adquiriu a forma relativamente ineficaz de cortes de impostos) ficava muito aquém, levando-se em conta a gravidade da recessão. E também previmos a violenta reação política à qual deu lugar.(…)»


O artigo completo aqui

Paul Robin Krugman (n. 1953)

Anúncios

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: