“O funcionamento do homem ideal”…

(em português-br)

“Eu escrevo — e leio — por causa da história… Meu teste básico para qualquer história é: Será que eu gostaria de conhecer essas personagens e observar esses eventos na vida real? Essa história é uma experiência que vale a pena ser vivida por si própria? O prazer de contemplar essas personagens é um fim em si mesmo? Como o meu propósito é a apresentação de um homem ideal, eu tive que definir e mostrar as condições que o tornam possível e que sua existência requer. Uma vez que o caráter de um homem é o produto de suas premissas, eu tive que definir e apresentar os tipos de premissas e valores que criam o caráter de um homem ideal e que motivam suas ações; o que significa que eu tive de definir e apresentar um código ético racional. Como o Homem atua entre outros homens e lida com eles, eu tive que apresentar o tipo de sistema social que torna possível a existência e o funcionamento do homem ideal — um sistema livre, produtivo e racional que exige e recompensa o melhor de cada homem, e que é, obviamente, o capitalismo laissez-faire.”

Ayn Rand (1905-1982)
Excerto da introdução de A nascente

Deixar um apontamento

