Atenção com os detalhes

«A atenção deve incidir sobre os detalhes»

(…)

«Pedir que não se cuspa para o chão ou que não se lancem pontas de cigarros nas escadas ou corredores, é um “pequeno nada”, uma exigência mínima, mas que no entanto tem um significado educativo e económicos enormes. Aquele que, sem se constranger, cospe numa escada ou num soalho, é um inútil e um irresponsável. Não é com ele que se pode contar para repor a economia de pé. Não cuidará de seu calçado, partirá as vidraças, por descuido, será portador de parasitas…

Acharão alguns, repito-o, que uma obstinada atenção a este género de detalhes procede da quezília e da “burocracia”. Mas é muito frequente que os inúteis e os irresponsáveis escondam a sua natureza lutando aparentemente contra a burocracia. “Que complicação por causa duma simples ponta de cigarro lançada na escada!” — dizem eles. Eis uma verdadeira inépcia. Lançar pontas de cigarro para o chão e desdenhar do trabalho alheio.»

(…)

«O plano mais grandioso que não leve em conta os detalhes, não passa de pura frivolidade. Para que servirá, por exemplo, o melhor decreto, se, por negligência, não chega a tempo ao seu destino, se é recopiado com erros ou se é lido sem atenção? O que é justo a nível inferior, sê-lo-á também a nível superior.»

(…)

Leon Trotsky (1879-1940)

Anúncios

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: