O mito: produto de uma imaginação partilhada

Há diferença (…) [entre simbólico e o imaginário] mas não posso fazer uma exegese de Lacan [1901-1981] e Lévi-Strauss [n.1908] – o que seria muito difícil, mas emprego a palavra simbólico, no sentido empregado por Lévi-Strauss (…) um sistema de relações: o primeiro é a linguagem que implica os indivíduos em si. Acho que classicamente já se entendia que a etnologia estuda as conexões, portanto, o simbólico – o sentido.

(…)

O imaginário é o produto da imaginação. Podem ser contos, imagens. A relação imaginária com as coisas é uma relação individual. Tenho uma relação imaginária com o que imagino ou tenho uma relação imaginária com a imagem. Se vejo indivíduos na televisão que me contam coisas – tenho com eles uma relação imaginária – no sentido que é uma relação que não se aplica ao outro.

(…)

É diferente, se vemos uma peça de teatro, que pertence ao nosso património comum, uma tragédia grega, por exemplo, ou quando compartilhamos uma peça de música, há uma convergência de imaginação em direcção a algo colectivo que nos diz qualquer coisa. Há um elo entre os que compartilham esse momento. Em contrapartida, quando este elo é interrompido não há mais que uma relação individual com as coisas.

O que me parece importante é a relação entre o imaginário individual e o imaginário colectivo e entre o imaginário colectivo e o simbólico. O “imaginário” simbólico é a relação explícita entre uns e outros e o imaginário colectivo é o produto de uma imaginação partilhada, o mito, por exemplo.

(…) o imaginário individual – que é de cada um (…) pode ser fechado na individualidade

Marc Augé (n. 1935)

Excerto de uma entrevista (2002)

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: