O monopólio da verdade

“(…) Houve uma longa incubação da mensagem cristã em todo o império romano e em todas as camadas da sociedade durante dois ou três séculos, até que, com a conversão do imperador Constantino, ela se torna não somente a religião de império como também a única religião oficial. Nesse momento o cristianismo integra a romanidade, integrando a latinidadeque o havia integrado anteriormente.

Existe um duplo aspecto nesta integração: a integração de uma mensagem de abertura, de amor, como a do sermão da montanha, e o outro aspecto: da intolerância de uma religião que se declara a exclusiva detentora da verdade, que possui o monopólio da verdade e que eliminará todas as outras de forma impiedosa.

Sabem que esta tendência do monoteísmo – e, aliás, quero lembrar-lhes que é de origem egípcia, pois foi o Faraó Akenaton o primeiro a adorar um deus único – é possuidora de aspectos que remetem ao universal, já que é dirigida a todos os seres humanos, com aspectos também – e em certos momentos históricos, numerosos demais infelizmente – extremamente intolerantes e fanáticos: como as incessantes guerras religiosas na Europa, como o Islão possuidor do mesmo carácter monopolista do monoteísmo.

Percebem então que as guerras religiosas são um monopólio ou uma característica específica do nosso mundo ocidental e mediterrâneo, enquanto na China e no Japão, por exemplo, percebemos a pluralidade das religiões, e uma mesma pessoa pode tanto professar o culto dos ancestrais, o culto Xintoísta ou o culto Budista. (…)”

Edgar Morin (n. 1921)

Palestra (excerto) – S. Paulo, 2003

Anúncios

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: