Quem é o Pai Natal?

O PAI NATAL!

São Nicolau.

 

 

São Nicolau, ou Santa Claus (corruptela de Santus Nicolaus), Bispo de Mira (Dembre, na actual Turquia, nasceu na Ásia Menor no século III, cerca de 270).

 

Celebrizou-se pela sua dedicação e bondade, sobretudo com as crianças.

.

Em Roma existem mais de 60 igrejas com o seu nome e na Inglaterra mais de 400. No decorrer dos séculos tem sido considerado o padroeiro das crianças, dos estudantes, dos escravos, dos presos, dos pobres e dos marinheiros. É também, o patrono da Rússia religiosa.

.

Mesmo nos dias de hoje os marinheiros da Holanda, no momento de desejarem uma boa viagem aos seus companheiros, dizem: “Que São Nicolau manobre o leme!”.

 

Os prisioneiros têm como protector São Nicolau já que ele próprio cumpriu pena durante anos, no reinado do Imperador Diocleciano e só foi libertado na amnistia dada por Constantino aos que se encontravam presos por motivos religiosos…


Segundo a lenda, conta-se que o pai de Nicolau era muito rico, deixando ao filho uma enorme fortuna. O futuro santo, sempre generoso, ao saber que um vizinho estava em dificuldades para casar a sua filha, introduziu às escondidas, durante a noite, uma pequena bolsa com moedas de ouro na janela do vizinho, proporcionando assim a boda.   Mais tarde, repetiu o gesto com a segunda filha. De outra vez, descobriram Nicolau a espalhar oferendas pelos pobres, principalmente pelas crianças.

 

Tornou-se então um costume, durante muito tempo, os pais presentearem seus filhos no dia 6 de Dezembro, data da sua festa litúrgica: “As crianças recebiam os presentes vindos do céu trazidos por São Nicolau”.

 

 

Na Idade Média, nas representações teatrais e nas festas dedicadas a São Nicolau em 6 de Dezembro, um servo saía à rua distribuindo presentes às crianças – as bem comportadas – e repreendendo as outras. São Nicolau passou a ser representado com longas barbas brancas, montando um burrinho e carregando um grande saco cheio de presentes. Era também figurado a entrar pelas chaminés das lareiras das casas.

Na Suécia e Noruega, contava-se que era o próprio Santo quem distribua os presentes, colocando-os nas lareiras das casas, nos sapatos e nas meias das crianças.  

 

 

A tradição de presentear as crianças no dia da sua festa, 6 de Dezembro, foi sendo lentamente transferida para o dia 25 de Dezembro. Isto teve início na Inglaterra durante o reinado de Henrique VIII. Até então, também neste país se festejava a festa de São Nicolau no dia 6, porém, Henrique VIII entrando em choque com o Papa, devido a seu novo casamento, rompeu relações com Roma. Com isso a Inglaterra passou a ter seus próprios ditames nos festejos da cristandade e um deles foi a transferência das entregas de presentes do dia 6 para o Dia de Natal.

Todavia, o resto da Europa continuou a festejar a data no dia 6 e esse costume foi levado pelos holandeses para a América do Norte, quando fundaram a Nova Amesterdão, que veio a ser mais tarde tomada pelos ingleses (mudando o nome para Nova Iorque). Depois disso a tradição de festejar a data passou para o dia 25 e rapidamen
te se espalhou por toda a América ocupada pelos ingleses. O hábito foi adoptado também na Europa: Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia onde São Nicolau era festejado.

.

São Nicolau faleceu em 342, rodeado de respeito por todos os cristãos. Em 1087 as suas relíquias e restos mortais foram transladados para Bari, na Itália, que se tornou muito popular. Justamente por isso também é conhecido como São Nicolau de Bari.

.

Com o passar dos anos tornou-se uma tradição e um símbolo ligado directamente ao nascimento de Jesus, pois encerra também valores que se adequam aos festejos cristãos…

 

 

MR041211

(sintetizado a partir de textos encontrados na Rede)

 

Anúncios

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: