A prosa poética de Artur Plácido

As ruas e os anos que moldam todas as fisionomias

.

Já a tarde se esvai sobre as ruas apressadas desta cidade que vamos vivendo ao sabor dos anos que moldam todas as fisionomias. Nas sombras deambulam imagens de outros dias idênticos e correm vultos para a noite inevitável que murmura já suas exuberâncias equívocas.

 .

Clareia impune a madrugada nas ruas solitárias, sonolentas onde o eco de passos rápidos e firmes lembra que o dia em breve acordará para desenfreadamente nos convencer que vamos percorrendo os anos com inteligência e eficácia, cumprindo a nossa condição.

.

No esplendor da manhã há uma criança que cruza com um velho já sem idade e fortuitamente os olhos encontram-se com veemência. No semblante indistinto do ancião cintilou uma luz pueril.

A criança continuou alegre pelas ruas ágeis e brilhantes da sua infância saltitando ao sabor dos anos que moldam todas as fisionomias de forma contínua, irrevogável.

. 

Uma pomba esvoaça hiperbolicamente pousando num beiral em ruína no recorte das ruas tristes que o complexo registo da memória vai guardando ininterruptamente.

Com alguns detritos dispersando sob suas patas a pomba eleva-se no vazio voando com graciosidade sobres as ruas. Desaparece mais ao longe por entre os incógnitos telhados ancestrais.

.

A hora certa calcorrearemos de novo a aglomeração das ávidas ruas e desapareceremos deixando o rastro indelével da ilusão. Iremos pois ao encontro da compulsão dos dias que vamos vivendo ao sabor dos anos que moldam todas as fisionomias.

.

Entretanto o ininteligível tempo vai desdenhando das nossas veleidades…

,

Mas eis que a pomba volta na sua adejada graça! Isto porque aterrou no mesmíssimo beiral. De todas as formas é impossível determinar se será a própria. Enfim é uma pomba. Branca!

..

.

Artur Plácido (1954- )

.

MR040812

Anúncios

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: