há 507 anos!…

Faz precisamente hoje. dia 8 de Julho, 507 anos que Vasco da Gama iniciou a viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia.

.

Diário de bordo da caravela “São Gabriel”:

A 8 de julho de 1497 partimos para a descoberta de um caminho marítimo para as Índias. Não nos rastros de Colombo e, sim, nos nossos próprios. Quatro navios e tripulações cheias de esperança, tensão e, quem sabe, de medo diante do novo. Meu irmão Paulo da Gama era o capitão da “São Rafael”, o bom Gonçalo Álvares tinha o comando desse navio. A aventura começou pouco depois de contornarmos o Cabo da Boa Esperança. Além desse ponto, nenhum outro navegador português havia velejado. Fizemos paradas em portos estranhos: Mombaça, Moçambique e Quilmana. 

.

.

Juramento de Vasco da Gama, no dia da partida, com a mão pousada na bandeira branca com a Cruz de Cristo perante o Rei D. Manuel:

Eu, Vasco da Gama, que ora, por mandado de vós, mui alto e muito poderoso rei, meu senhor, vou descobrir os mares e terras do Oriente e da índia, juro em o sinal desta cruz em que ponho as mãos, que por serviço de Deus e vosso, eu a ponha hasteada e não dobrada antes as vistas dos mouros, gentios, e todo o género de povo onde eu for e que por todos os perigos de água, fogo e ferro, sempre a guarde e defenda até à morte…

A expedição foi realizada no reinado de Dom Manuel I. Vasco da Gama partiu em julho de 1497 com quatro navios pequenos – “São Rafael”, “São Gabriel”, “Bérrio” e “São Miguel”, retornando a Portugal em Setembro de 1499.

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: