Urbanidades / Cambiantes

Cambiantes

1.

Cruzar-nos-emos nessas ruas apressadas e aturdidas. Nossos olhos se encontrarão ao acaso com indiferença urbana e curiosidade estética. Trocaremos até algumas palavras, poucas, de indiscriminada delicadeza automática na multiplicidade de corredores e portas. Manteremos sempre a distância confortável de seres estranhamente reais, próximos nas afinidades, afastados convenientemente na civilidade do encontro meteórico, desprezável, inexistente.

Encontrar-nos-emos na calma intimidade dos nossos refúgios ao longo das noites de busca solitária na conexão planetária digital. Nossos momentos se sobrepondo ao acaso na profusão de presenças simultâneas nos anéis electrónicos do conhecimento. Trocaremos palavras, gostos, ideias, experiências, atingindo a proximidade inquietante de seres transcendentemente virtuais na caótica galáxia dos recursos tecnológicos. Do fugaz encontro ficará a quimera de termos aberto um rasgo na solidão, talvez lançado uma ponte para a aventura emocional.

Afastar-nos-emos ininterruptamente da inocência e simplicidade, do brilho dos nossos olhos pela atracção que cede ao imediato, frenético e pleno enlace essencial num instante memorável e infinito! Progressivamente esqueceremos o espontâneo enlevo do encontro fortuito e total dos nossos mais íntimos afectos.

Porventura obedeceremos ao instinto orgânico, na compulsão da espécie para prosseguir, apoiados pelos convenientes meios técnicos, assegurando a fugidia existência desta nossa estranha viagem solitária.

E o nosso tempo se esvairá sem complacência.

2.

Há um singular eco estrondosamente irreal dos nossos passos na noite dessa praça deserta. Contudo essa estranheza existindo para além de nossos pés toma mais relevância que o som dos nossos próprios passos.

Quando paramos para reflectir o silêncio apodera-se sublime da praça deserta.

Após algumas horas, poucas, todo o recinto mostrar-se-á irreconhecível com a inevitável multidão a preencher os espaços tornando a praça implacavelmente verosímil.

.

.

Renato  Cosme

MR0405291843

Anúncios

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: