efemérides!

29 de Abril de 2004

040429

efemérides

Toda a data é dia de um qualquer aniversário assinalável!

Se procurarmos bem todos os dias faz anos que aconteceu qualquer coisa de significativo para o colectivo humano. Cultivar a memória, repescar a história, ter consciência do início ou fim de acontecimentos relevantes é apreendê-los numa nova dimensão, é religá-los à luz do entendimento actual, é recordar determinado ponto, na sucessão dos dias da existência humana, determinante para a compreensão do mundo tal como se nos apresenta. 

Recordar é sempre repensar… A maior ou menor luminosidade de uma efeméride vai variando ao longo do tempo. Tal como na arte existirá, sem dúvida, uma proporção entre a importância dos eventos e a forma como resistem à sua celebração no tempo. De tal forma que cada geração terá as suas datas assinaláveis de referência e haverá sempre menções recorrentes a eventos que navegam (alguns quiça praticamente incólumes) no antiquíssimo oceano do tempo… Poderemos inferir que analisar estes fenómenos, com os seus conteúdos intrínsecos, é certamente mergulhar no continuum evoluir do percurso cultural do Homem. Evoluir aqui sem juízos de valor e no sentido de passado / presente / futuro ou ainda, se assim quisermos, nascimento / desenvolvimento / morte, assim definidos para inteligibilidade do raciocínio, ressalvando-se, claro está, qualquer estabelecimento de estanquicidades dos componentes.

É deveras interessante, para a geodisia do nosso território cultural, a definição tão precisa quanto possível dos marcos que permitem mapear diferenciadamente a sua vastidão, viabilizando a irradiação que nos permitirá aproximar mais facilmente da percepção do nosso enquadramento universal.

Na verdade todos nós temos a consciência de que, muito para além do ruído da sua época, o acontecimento deste ou daquele facto, a prestação desta ou daquela personalidade, determinaram irremediavelmente o curso dos acontecimentos. 

Metaforicamente as datas memoráveis funcionam como as estrelas mais clara e distintamente visíveis num imenso firmamento  de incontáveis e indistinguíveis corpos celestes. Através desses astros mais brilhantes poderemos orientar a viagem de  descoberta Cósmica, a nossa aventura de viver!

MR0404290317

Posto isto,

faz hoje, 29 de Abril,

-380 anos (1624) que o cardeal Richelieu assume o cargo de 1º ministro de França;

.

-150 anos (1854) que nasceu o matemático e filósofo Jules-Henri Poincaré;

68 anos (1936) que nasceu em Buenos Aires Alejandra Pizarnik.

Deixar um apontamento

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: